terça-feira, 31 de maio de 2011

INDICADORES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo Teixeira Filho (2002), os indicadores de gestão do conhecimento devem retratar a realidade e os problemas concretos organizacionais, sendo baseados em uma visão e objetivos claros do que a empresa quer mudar, devem ajudar a medir a distância entre a situação atual (do problema) e a desejada (da solução).

Teixeira Filho, (2002) acrescenta que a organização focada em gestão do conhecimento por indicadores deve preservar a memória organizacional, o capital intelectual, a comunicação de informação, bem como, a formação e reciclagem de pessoas. Tais ações devem ocorrer em todos os níveis, sejam eles, técnicos, gerenciais ou de negócio como fonte organizacional que agrega valor e vantagem competitiva ao ambiente de negócio. Conforme:

•Horas treinamento – média de 100 h/treinamento por empregado. Diretores, gerentes, consultores e outros profissionais do conhecimento, devem ter 160 h/treinamento, por ano, para atingirem o nível de excelência;

•Avaliação da Eficácia do treinamento - Após aplicação do treinamento, levantar o indice de satisfação com os treinamentos realizados.

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