terça-feira, 14 de setembro de 2010

GESTÃO DO CONHECIMENTO

As últimas décadas trouxeram grandes revoluções e evoluções para a Humanidade.

Essa nova sociedade determina a necessidade do perfil de um profissional que busque dados e informações para transformar em conhecimento, de forma a gerar valores e resultados para sua empresa, sua carreira e sua vida. Podemos afirmar que o conhecimento precisa ser gerenciado, pois ele é a nova moeda do século XXI. E podemos então, a partir daí, definir Gestão do Conhecimento como a adoção de técnicas e estratégias estruturadas que nos permitem organizar, recuperar, compartilhar e armazenar esse conhecimento. O objetivo principal da Gestão do Conhecimento é aumentar a produtividade deste novo perfil de trabalhador, que vai muito além de armazenar dados ou informações.

O conhecimento pode surgir de um insight, pode ser baseado em alguma informação, pode ser interpretado após a releitura de uma informação recuperada, pode ser adquirido observando-se outras pessoas, etc.

Enfim, existem diversas formas do conhecimento.

- Gestão do Conhecimento Pessoal - Administrar esse conhecimento pessoal é algo essencial, que muitas vezes só é percebido quando você sabe que conhece algo, mas não consegue se lembrar onde o adquiriu e como recuperar este conhecimento. A gestão do seu conhecimento pessoal é composta basicamente por 3 etapas:

- capturar (armazenar o conhecimento de forma a não ser perdido); taxonomizar (classificar o conhecimento) ;

- recuperar (reutilizar e pesquisar o conhecimento quando necessário)

Passo 1 - Crie Categorias Taxonomia Pessoal

Esse conceito explica que você deve ter um mapa de categorias, com os principais itens da sua vida. A recomendação é que o aplique a todos os níveis de sua organização: física (armários, gavetas, pastas, etc), lógico (computador) e do conhecimento.

Passo 2 – Sua Base de Conhecimento (KBASE)

Aqui o mais fundamental de todos é ter um repositório de informações. Eu chamo esse repositório de KBASE – Base de Conhecimento, em homenagem à base de conhecimento do suporte técnico da Microsoft na Internet Essa base de conhecimento conterá artigos, informações, imagens, textos, formulários com resumo de informações, anotações, etc.

Se sua opção for ter sua base de conhecimento em software esse problema não existirá. O software permite ampla possibilidade de ajustes e arquivamentos para consultas posteriores durante a fase de confecção da sua base de conhecimento.

Se você utiliza meios de papel para sua base de conhecimento, pode ter em sua agenda ou ficha, um índice com as informações armazenadas na sua base (mas neste caso, existirá mais um local para atualizar e inserir conhecimento).

Dicas para criar sua KBase (Papel)

Caso você opte por montar sua base de conhecimento utilizando meios físicos ao invés de um computador, seguem algumas dicas:

•Escolha um local para armazenar e centralizar seu repositório

•Utilize arquivos que possam ser categorizados, como pastas suspensas, fichários com etiquetas divisoras, pastas organizadoras, pastas plásticas com sacos de plástico divisores, etc.

•Separe seu arquivo com etiquetas de categorias, conforme sua taxonomia pessoal

•Utilizar cores para dividir suas categorias pode ajudar na localização de itens

•Insira novos conhecimentos (papéis, textos, e-mails, imagens, formulários de informação) de acordo com a classificação do item

•Se desejar crie um índice geral para que todo o conhecimento inserido seja indexado para fácil localização

•Reveja constantemente a validade do seu conhecimento, para manter apenas coisas importantes e limpar o lixo Softwares para sua base de conhecimento.

Passo 3 – Processando sua Informação

A gestão do conhecimento pessoal acontece de forma mais tangível no passo que chamo de Processamento da Informação.

Faça seus comentários em um formulário e anexe ao documento armazenando-o fisicamente na sua base de conhecimento, devidamente classificado e categorizado.

Passo 4 – Recuperando Conhecimento

Após o conhecimento ser capturado e classificado, ele precisa ser pesquisado para ser reutilizado. Este passo é o final e o mais desafiante, pois ele reflete a eficácia do seu processo de gestão de conhecimento.

Se você utiliza uma base de conhecimento em papel, o primeiro passo é pensar na categoria do assunto que está sendo pesquisado. Com esta categoria em mente, localize na sua taxonomia pessoal este item (presumindo que você dividiu sua base de conhecimento pelos níveis da taxonomia pessoal).

Gerenciar Conhecimento é Gerenciar Tempo!

Gerir conhecimento é algo tão essencial quanto a gestão da sua carreira, e uma questão de sobrevivência para os próximos anos.

Quanto mais você aprimorar suas técnicas pessoais para gerenciar seu conhecimento, mais tempo conseguirá economizar no seu dia a dia para dedicar-se à atividades importantes da sua vida

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